Video Session Weblog

O blog da sua locadora!

Méliès, o mago do cinema

leave a comment »

Marie-Georges-Jean-Méliès (1861 - 1938)

A era vitoriana foi o último período da história recente no ocidente em que ideias tradicionais, ainda ligadas ao folclore, à religiao, à crença no sobrenatural, no mágico, no féerico, coexistiam de maneira civil e
pacífica com as idéias de progresso, apogeu da civilização e revolução tanto do homem quanto da natureza através do poder racional da mente humana. Foi nesse momento que nasce o cinema e foi nesse cenário que floresceu o cinema de  Georges Méliès. Ele foi o primeiro a enxergar e trabalhar exclusivamente em função do poder mágico das imagens em movimento. O cinematógrafo já não era um invento cuja a função era a captação do real.

Méliès era um ilusionista francês de sucesso e conta-se que tudo começou quando  ganhou um protótipo de um  cinematógrafo criado pelo  inglês Robert W. Paul. Méliès teria  ficado tão entusiasmado , que saía filmando cenas do cotidiano de Paris.

o "pai dos efeitos especiais"

Méliès se utilizava de  inventivos efeitos fotográficos  para criar mundos fantásticos; e durante uma década, criando filmes fantasiosos e que divertiam crianças e adultos,  foi considerado o melhor cineasta do mundo. Chaplin o chamou de “o alquimista da luz”.

Fez  mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa.  Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas.  Era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês
Jean-Eugène Robert-Houdin.

Reza a lenda que Méliès estava presenta na plateia que assistiu, em 28 de dezembro de 1895, os Irmãos Lumière fazerem a primeira projeção de um filme na história.  Parafraseando Edgar Morin: se Lumière é pai do cinematógrafo, Méliès é pai do cinema.

Anúncios

Written by Video Session Locadora

7 maio , 2010 às 5:17 pm

Publicado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: